De acordo com a Gartner (https://www.gartner.com/en/doc/730117-12-rules-of-it-cost-management), os CIOs que implementarem estas 12 regras até 2025 terão um aumento de 60% no sucesso ao elevar sua contribuição estratégica para a missão de suas organizações, além de melhorar a eficácia dos gastos com TI em mais de 45%.
CIOs enfrentando o desafio de gerir melhor os custos de TI devem utilizar esta pesquisa para guiar os gastos de TI de forma estratégica, alinhando-os às metas e objetivos da empresa.
Entre os principais desafios, muitas organizações carecem de um processo formal e de uma linguagem comum para refinar continuamente os custos, otimizar os gastos de TI ou investir de forma programática para criar valor comercial.
A redução de custos muitas vezes é um exercício reativo que falha ao considerar o impacto real nos negócios, resultados, objetivos e riscos. Geralmente, os CIOs não orientam continuamente suas equipes para gerenciar os gastos de TI com uma estratégia clara e alinhada às metas e objetivos do negócio.
Portanto, as principais recomendações para os CIOs que buscam abordagens mais estratégicas visando a otimização de custos de TI são:
Elevar o foco cultural e a prioridade da gestão estratégica de custos: Implementar uma abordagem programática e proativa da Gestão de Custos de TI, utilizando uma ferramenta.
Demonstrar a eficaz administração da TI sobre os recursos corporativos: Cortar continuamente investimentos desprezados para recuperar e reinvestir esses recursos de maneira mais eficiente.
Aperfeiçoar a capacidade da TI para obter maior impacto nos negócios: Melhorar a eficiência e produtividade dos serviços e ativos existentes.
Ir além da redução de custos e otimização: Investir recursos de TI em novas ou incrementais oportunidades que tragam um melhor valor econômico e financeiro para a empresa.
https://www.gartner.com/en/doc/730117-12-rules-of-it-cost-management
Ricardo de Figueiredo Caldas – CEO na Ativu Tecnologia