Hoje, em especial, estava pensando sobre como a tecnologia tem tornado mais fácil e democrático as transações financeiras. Já parou para se perguntar como a tecnologia, inovação e novas políticas monetárias estão redefinindo o cenário do mercado de câmbio?
A tecnologia, com sua capacidade de criar pontes e ultrapassar fronteiras, está transformando a forma como as transações financeiras acontecem. A inovação, por sua vez, não apenas impulsiona a eficiência, mas também desenha novos contornos para estratégias de câmbio.
Quando olhamos para as fintechs e bancos digitais, podemos vê-los como agentes fundamentais neste processo, especialmente no Brasil. Plataformas online, impulsionadas pela tecnologia, dispensam intermediários tradicionais, permitindo que cidadãos comuns operem intuitivamente suas trocas de moedas na palma da mão e com poucos cliques.
Hoje, os brasileiros podem comprar dólares, euro, libras e outras moedas estrangeiras sem a necessidade de especialistas ou visitas a casas de câmbio. Uma revolução que torna o mercado mais acessível e amigável para todos, independentemente do conhecimento prévio.
A tecnologia, aliada ao nosso novo modo de vida, também impulsiona sistemas de pagamentos instantâneos, como o Pix. Vi em um canal de notícias do Banco Central que no Brasil, o Pix representou 29% de todas as movimentações econômico-financeiras em 2022. No mercado de câmbio, essa mudança redefine o processo de compra, venda e troca de moedas estrangeiras, tornando as transações mais eficientes, rápidas, seguras e cômodas.
Estamos vivendo uma era em que a modernidade e o novo modo de vida elevam significativamente as expectativas do usuário. Fintechs e instituições financeiras estão sendo desafiadas a implantar tecnologias que transformem estruturas complexas em aplicativos intuitivos, atendendo às necessidades dos brasileiros, inclusive nas operações de câmbio, tema dominante nos últimos 12 meses, tanto no ambiente doméstico quanto empresarial, segundo a plataforma do Google.
Sem dúvidas, essa é uma transformação que tem sido essencial para o crescimento do mercado, e claro, colocando as empresas e profissionais de TI em lugar de destaque.
Agora, quero ouvir sua opinião, você acha que ainda temos muito a evoluir quando falamos de transações financeiras em todos os âmbitos que trouxe aqui? Deixe nos comentários seu ponto de vista.
Atenciosamente,
Graciela Cunha – Diretora Comercial da ATIVU