O mercado de gestão de telefonia e outros dispositivos de TI desenvolve-se rapidamente na esteira da transformação digital, abrindo espaço para soluções similares, com finalidades diversas e às vezes complementares. Os acrônimos são vários: TEM (Technology Expense Management), ITEM (IT Expense Management), ITAM (IT Asset Management), UEM (Unified Endpoint Management), ITCM (IT Cost Management), SAM (Software Asset Management), dentre outros, mas cada um com seus diferenciais.
TEM e ITEM são variações do tradicional TEM (Telecom Expense Management), quando as ferramentas tratavam apenas ativos de telefonia e carregam abordagem de despesa (expense), como era na telefonia. ITAM é gestão de ativos de TI, mais voltada para o monitoramento do funcionamento e performance dos ativos, com viés de informações para técnicos de infraestrutura de TI. UEM (Unified Endpoint Management), guarda semelhança com o ITAM, diferenciando-se por incorporar funcionalidades de segurança e gestão numa única interface. E, SAM (Software Asset Management), restringe-se à gestão de ativos de software.
O ITCM (IT Cost Management) ocupa-se principalmente com o gerenciamento dos custos de TI e enfoca nos bens e serviços que incrementam a produção dos clientes, em detrimento da abordagem no ônus, ou despesa. Uma solução de ITCM tem um pouco de cada variação: TEM, ITEM, ITAM, UEM e SAM, porém com foco na gestão dos custos dos ativos adquiridos como Opex, permitindo redução de custos e otimização do uso destes ativos que são geradores de riqueza para as organizações, caracterizando-a como uma solução de ITCM.
Essa é proposta da solução ATIVUControl, de promover uma gestão automatizada baseada na metodologia de ITCM, com o controle das faturas, seus vencimentos, auditoria versus contratos, gestão dos termos de responsabilidade e visibilidade do inventário, gestão orçamentária, apresentação dos top serviços ofensores, distribuição do rateio de despesas, gerenciamento do uso por departamento.